Diretor da Escola - Professor Formação Musical, Harmonia, Harmonia Prática no Órgão, História da Música, Liturgia e Anotação Musical no Encore 5.0.2.
Pe. Ignácio Victor Figueira Rodrigues, nasceu no dia 31 de Julho de 1972 em Caracas, Venezuela. Ingressou em 1996, já com 24 anos, no Seminário Diocesano do Funchal. Frequentou os dois primeiros anos filosóficos na Escola Teológica do Seminário do Funchal. A partir do terceiro ano de teologia continua a sua caminhada no Seminário Maior de Cristo Rei - Olivais, Lisboa. No ano de 2005 estudou gregoriano e completou o ano propedêutico no Instituto Pontifício de Música Sacra em Roma, para frequentar o curso de Composição em Música Sacra. Foi ordenado Padre a 30 de Julho de 2005, na Sé do Funchal por D. Teodoro de Faria. Em 2006 foi enviado para Paris como Capelão da Comunidade Portuguesa de São Francisco Xavier. Ingressou na École Normale de Musique de Paris, onde tem aulas de Piano com o professor Michael Wladkowski e Odile Delangle, Harmonia ao piano com Narcis Bonet; Harmonia e Composição com Roselyne Masset-Lecocq, Análise com Narcis Bonet e Jean-Dominique Pasquet; História da Música com Franck Tourre e Formação musical com Catherine Maffei. Atualmente exerce as funções de Pároco da Paróquia de Santo Amaro. Diretor e Professor de Música na Escola de Música Sacra da Diocese do Funchal e membro da Equipa Diocesana de Liturgia.
Colaborador na Formação de Liturgia
Natural do Funchal (Paróquia da Nazaré), nasceu no dia 12 de janeiro de 1999. Frequentou o Pré Seminário Diocesano de 2012 até 2014, tendo entrado como aluno do Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima (Jasmineiro) em 2016. Em 2017 prossegue o seu itinerário de formação sacerdotal no Patriarcado de Lisboa, ingressando no Seminário de São José de Caparide, onde conclui a Etapa Propedêutica da formação. De 2018 até 2023 frequenta o Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais (Lisboa), etapa em que ingressa no Mestrado Integrado em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa, tendo concluído o curso com uma dissertação final na área da Antropologia Teológica, intitulada: “No princípio era o Outro. A relação como chave hermenêutica do humano: um olhar teológico-sistemático sobre a pessoa à luz da sua vocação à comunhão”. É ordenado diácono na Sé do Funchal, no dia 17 de dezembro de 2023 e presbítero no dia 26 de abril de 2025. Atualmente, é membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano do Funchal; responsável pelas atividades do Pré Seminário Diocesano; Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; e Diretor da Escola Teológica. A par destas nomeações, é colaborador do pároco das comunidades paroquias de Câmara de Lobos (S. Sebastião) e Quinta Grande.
Formação Musical
· Curso de Magistério Primário · Estudos Superiores Especializados, em Educação Especial -Deficiência Visual. · Curso de Musicoterapia · Formação em Canto e Piano no Conservatório de Música da Madeira · Formações musicais diversas com especialistas - Pierre Van Hauvre, Bruno Bastin, Jos Wuytack e outros. · Exerceu atividade docente, trabalhando com alunos com deficiência visual e alunos sem necessidades educativas especiais · Iniciou na Madeira a valência “Reabilitação” (Apoio a adultos portadores de cegueira). · Realizou ações de formação especializada “Metodologias Especificas de Intervenção Pedagógica” sobre Deficiência Visual. · Coordenou Estágios na área da Deficiência Visual, em parceria com a Universidade do Porto · Foi co-fundadora da Orquestra da DREE (1987) · Iniciou na Madeira o ensino da Musicografia Braille (1984) · Realizou ações de formação no CIFOP (Centro de Investigação e Formação de Professores) na Universidade da Madeira · Membro da Equipa Diocesana de Liturgia, de 2006 a 2025 · Colaboradora em diferentes paróquias como ensaiadora e maestrina em música litúrgica.
Professor de Órgão
Nelson Anjo Quintal nasceu a 7 de dezembro de 1979, no Funchal, Região Autónoma da Madeira. É Organista e desenvolve a sua atividade há mais de vinte e sete anos. Iniciou os seus Estudos Musicais em Piano na Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luís Peter Clode. No mesmo Conservatório concluiu o Curso Complementar de Órgão em 2003-2004. Licenciado em Música na Variante de Execução de Órgão, pela Escola Superior de Música de Lisboa, de 2004 a 2008. Participou de diversas Master Classes com diversos professores através da Escola Superior de Música de Lisboa. Mestrado em Interpretação de Órgão na Universidade de Évora, Portugal - de 2008 a 2010 - (2º ciclo de estudos). Docente de Órgão e Concertista no Gabinete Coordenador de Expressão Artística – Funchal de 2010 a 2012. Mestrado em Belas Artes da Música com Especialização em Órgão e Instrumentos relacionados – 2015 - (2º ciclo de estudos). Pós-Graduação em Improvisação e Órgão Romântico no Instituto Pontifício de Música Sacra – Roma Itália – 2016-2018. Acompanhamento do Coro de Fátima, na comemoração dos 100 anos da Virgem de Fátima - Roma Vaticano – 2017. Terceiro Ciclo de estudos em Improvisação no Conservatório de Música Regional de Rueil-Malmaison - Paris – França - 2021. Organista Titular da Sé Catedral do Funchal e Organista na Igreja do Colégio (São João Evangelista) – 2022.
Professora de Canto e Worshops
Natural do Funchal, Carla Isabel Moniz iniciou os seus estudos musicais no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, na classe de canto de Victor Costa, finalizando o Curso Geral de Canto. Em paralelo com o canto lírico, finalizou o curso básico de Piano e estudou Canto Jazz, também no Conservatório, em parceria com o Hot Club de Portugal. Em 2008, terminou a licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, onde fez parte da classe de Elsa Saque (2005) e Sílvia Mateus (2006-2008). Foi protagonista em óperas como A flauta mágica e Dido e Eneias, em Lisboa, Almada e Açores. Na Madeira tem vindo a realizar um trabalho activo como solista, em concertos e festivais, tendo participado também em concertos como solista com a Orquestra Clássica da Madeira. Em 2014 terminou o Mestrado em Ensino da Música – Canto e Música de Conjunto, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes Aplicadas, trabalhando com Elisabete Matos e Dora Rodrigues. Foi, entre 2019 e 2021, solista residente na companhia de Ópera: Operar.te, onde foi protagonista nas óperas O barbeiro de Sevilha e Don Giovanni, em tournée por Portugal. É professora no Conservatório – Escola Profissional de Artes da Madeira, desde 2001, onde lecciona as disciplinas de Voz, Canto e Classe de Conjunto, e onde é diretora artística do Estúdio de Ópera e Teatro Musical.
Formação Musical - Direção Coral e Workshops
Natural da Ribeira Brava, Avelino Abreu iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos no Conservatório Escola das Artes da Madeira na classe de piano. Aos 8 anos começou a aprender braguinha e bandolim na Escola Projeto Mais e Melhor Música. Concluiu o curso profissional de Instrumentista em 2010 tendo ingressado, em Setembro do mesmo ano, na licenciatura em Formação Musical e Direção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo como mentores na formação musical Francisco Cardoso, Carlos Garcia, Cristina Brito da Cruz e Clara Alcobia e na Direção coral Paulo Lourenço e Vasco Azevedo. Frequentou diversas masterclasses em pedagogia destacando o curso no instituto Kodaly da Academia de Música F. Liszt na Hungria e em Direção coral com Brad Scott e Eugene Rogers. Atualmente frequenta o mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. É diretor artístico da Orquestra Bandolinística Ribeira-Bravense e do coro Lux Aeterna, bandolinista do aChordis Ensemble e da Orquestra de Bandolins da Madeira. É também ensaiador do coro paroquial do Campanário. Profissionalmente exerce funções de professor de Formação Musical no Conservatório Escola das Artes da Madeira e de coordenador do Polo da Ribeira Brava da mesma instituição.
Direção Coral e Workshops
Iniciou os seus estudos musicais aos 13 anos no Conservatório de Música da Madeira. Em 2002 integrou o curso profissional de instrumento (piano) onde estudou com Robert Andrés e Irina Kózina. Após a conclusão do curso profissional, iniciou a Licenciatura em Música, variante instrumento onde teve a oportunidade de trabalhar com Caio Pagano e Paulo Alvares na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Na mesma escola, concluiu o Mestrado em ensino de música, área de especialização em instrumento e música de conjunto em maio de 2016. Desde 2009 é professor de piano e classe de conjunto, no Conservatório Escola das Artes da Madeira. A par dos seus estudos de piano apresenta-se frequentemente em concertos, acompanhando vários agrupamentos da região. Foi organista na Igreja Matriz de Machico, onde dirigiu o Coro Cantate Domino. Foi executante da Banda Municipal de Machico desde 2002 no saxofone barítono e posteriormente na flauta transversal. Atualmente é executante da Banda Municipal do Funchal “Artistas Funchalenses” na flauta transversal e piano. Dirigiu alguns agrupamentos, nomeadamente Banda Municipal de Machico, Banda Municipal de Funchal “Artistas Funchalenses” e Coro dos Artistas da mesma instituição. Atualmente é responsável por um coro na Igreja Colégio.
Secretário
Membro ativo na Paróquia de Santo Amaro: Acólito desde 1995 Catequista há quase 20 anos Colaborador na liturgia paroquial e na ornamentação da igreja paroquial. Membro do Conselho Economico Paroquial e do Conselho Pastoral Paroquial Membro da Conferência de São Vicente de Paulo em Santo Amaro Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e visitador de um lar dentro da área geográfica paroquial Frequentou o curso de ministérios litúrgicos da Diocese, participou nas Jornadas Nacionais de Catequistas e participou em diversos encontros diocesanos e arciprestais nesta Diocese do Funchal. Frequenta a Escola Diocesana de Música Sacra desde 2022, com aulas de Formação Musical e com aulas práticas de órgão. Participou em duas Jornadas Mundias da Juventude, a primeira JMJ em 2013 no Rio de Janeiro, e a segunda JMJ em 2023 em Lisboa. Em 2025 participei no Jubileu dos Jovens em Roma. Profissionalmente é Auxiliar da Acão Educativa no Abrigo de Nossa Senhora de Fátima (instituição que acolhe crianças e jovens em risco), tenho o secundário e o curso profissionalizante de Contabilidade
